LEI MUNICIPAL Nº 4647 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Autoria: Poder Legislativo (vereadoras Kátia Ferrari e Esther Moraes)
Dispõe sobre a denominação do Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado à Rua Floriano Peixoto, centro, conforme especifica e dá outras providências, como “Maria Therezinha Fonseca Assad Sallum.
RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:
Art. 1º O Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado à Rua Floriano Peixoto, centro, no Município de Santa Bárbara d’Oeste, passa a denominar-se “Maria Therezinha Fonseca Assad Sallum”.
Art. 2º A Biografia da homenageada faz parte integrante desta Lei.
Art. 3º A Prefeitura Municipal providenciará a placa denominativa para perfeita identificação do Centro de Referência em Saúde da Mulher.
Prefeito do Município
Este texto não substitui a publicação oficial
Autógrafo nº 108/2024
Projeto de Lei nº 161/2024
BIOGRAFIA
Maria Therezinha Fonseca Assad Sallum nasceu em Santa Bárbara d´Oeste (SP), em 21 de março de 1939. Filha de Itagibe Fonseca e Cynira Pedroso Fonseca. Casou-se em 20 de dezembro de 1960 com Jorge Calil Assad Sallum, com quem teve duas filhas: Elimara Aparecida Assad Sallum e Elisabeti Aparecida Assad Sallum. O Professor Jorge Calil Assad Sallum, seu esposo, é patrono de uma escola estadual, no bairro Residencial Furlan, no município.
Ao longo de sua vida, Maria Therezinha se destacou como uma mulher de grande força e dedicação ao bem-estar da comunidade. A sua vida profissional, dedicou-se de forma brilhante a educação e parte a saúde.
Iniciou sua carreira no Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na Escola da Usina Santa Bárbara e Fazenda Santa Fé, em 1970. Em 1973, no Magistério, lecionou Artes Industriais na Escola Estadual José Mario Matozinho. Ao longo dos anos, ministrou aulas em diversas instituições, entre elas Escolas Estaduais Comendador Américo Emílio Romi; Professor Ulisses de Oliveira Valente, José Gabriel de Oliveira e Professora Neuza Maria Nazatto de Carvalho. Também atuou como orientadora de assistência de saúde ao escolar na Escola Estadual Comendador Américo Emílio Romi, de 1987 a 1988, cuindando da saúde e do bem-estar dos estudantes.
Em 1996, após uma carreira repleta de realizações e de transmissão de conhecimentos e valores para milhares de alunos, aposentou-se e decidiu dedicar-se ao voluntariado e a causa da saúde. A entidade escolhida foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Santa Bárbara d´Oeste, uma instituição com mais de 50 anos, que atende pessoas com câncer e suas famílias. Entre julho de 1999 e 2001, assumiu a presidência da instituição, na qual permaneceu como voluntária até quando veio a falecer, em 24 de junho de 2020, aos 81 anos.
Nomear o Centro de Referência em Saúde da Mulher em sua homenagem é um justo reconhecimento em sua memória e legado a educação, voluntariado e a saúde. A denominação “Maria Therezinha Fonseca Assad Sallum” será uma forma de eternizar a sua dedicação e o seu exemplo inspirador para os profissionais, usuários do serviço e a toda a comunidade.