LEI MUNICIPAL Nº 4642 DE 30 DE OUTUBRO DE 2024

 

 

Autoria: Poder Legislativo (Ver. Edison Carlos Bortolucci Júnior)

 

Dispõe sobre a denominação da Avenida “Um” do Residencial Dona Margarida, em Avenida Liguido Berlanda, em Santa Bárbara d’Oeste.

 

 

RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º A Avenida “Um” do Residencial Dona Margarida, passa a ser denominada como “Avenida Liguido Berlanda”.

 

 Art. 2º A biografia do homenageado é parte integrante dessa Lei.

 

Art. 3º A prefeitura em momento oportuno afixará placa denominativa para a perfeita identificação da respectiva Rua.

 

Art. 4º As despesas oriundas da execução dessa Lei correrão por conta de verba própria do orçamento vigente, suplementada se necessário.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

RAFAEL PIOVEZAN 

Prefeito do Município

 

Este texto não substitui a publicação oficial

 

Autógrafo nº 103/2024

Projeto de Lei nº 73/2024

 

 


Biografia de Liguido Berlanda

 

Nascido em 16 de Agosto de 1939 – Tubarão – SC, Sr. Liguido Berlanda é filho de Antonio Berlanda e Tereza Berlanda, descendentes de imigrantes Italianos que devido a grande guerra que assolava o país, decidiram embarcar em um navio sentido as Américas, cheios de sonhos e muita vontade de trabalho, a viagem a época demoraria cerca de 6 (seis) meses, tempo suficiente para conhecer pessoas, formando assim futuras famílias e também perder entes queridos durante a longa viagem. 

Assim, a família Berlanda que embarcou para as Américas e percorreu o longo percurso, teve de forma resumida, três irmãos que constituíram família durante o tempo que permaneceram na embarcação e desceram nos portos respectivos de suas futuras esposas, sendo Porto de Santos, Porto da Argentina e Porto de Itajaí (da qual vem a descendência do Sr. Liguido Berlanda).

Como já citado, devido a longa viagem um membro da família faleceu na embarcação e teve seu corpo lançado ao mar (procedimento comum a época), Já no Brasil e instalado no Estado de Santa Catarina, dona Tereza gravida do quinto filho, resolveram homenagear o familiar falecido durante a viagem e batizando-o devidamente traduzido a língua portuguesa Liguido Berlanda.

Sr Liguido, que era carinhosamente chamado por todos de “Seo Lico” foi criado no estado do Paraná, quando se casou com a Sra Maria Lessa Berlanda na cidade de Cafelândia, onde teve cinco filhos, Lucia Berlanda, Vilson Berlanda e Vanderlei Berlanda, sendo que infelizmente os dois filhos mais velhos Valdir e Sônia faleceram ainda crianças. Quando no ano de 1978, Seo Lico e família resolvem mudar-se, agora para o estado de São Paulo, buscando novos horizontes e oportunidades, a cidade escolhida foi Santa Bárbara d´Oeste, sendo o Jardim Mollom o primeiro endereço, através de uma casa de aluguel.  

Após alguns meses de aluguel, Seo Lico e dona Maria, resolvem aplicar a pequena economia juntada em anos de trabalho e adquirem um terreno próprio no loteamente recentemente inaugurado e denominado Mollom IV, constroem sua casa própria e criam seus filhos com muito custo, empenho e trabalho.

Seo Lico muito contribuiu para a economia da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, trabalhando como carpinteiro e gerente de madeireiras sendo um defensor ferrenho da cidade que escolheu para criar e cuidar de sua família, teve participação assídua na comunidade da paróquia São João Batista (Jardim Mollom), na pastoral do dízimo e diversos grupos de oração e estudos bíblicos, muito comum a época! Não era perfeito, mas fez muitos admiradores, era muito considerado e respeitado pelos moradores, vizinhos, comerciantes e amigos, figura conhecida e reconhecida pela humildade, honestidade e solidariedade.

Seo Lico viveu e morou no Mollom, durante 27 (vinte e sete) anos, quando aos 63 anos, no mês de julho de 2005, após diagnosticado com doença cruel e fatidica o levou para o descanso eterno, deixando seu legado de garra, superação e trabalho aos filhos, esposa e todos que puderam ter o privilégio de conhecê-lo.