LEI MUNICIPAL Nº 4.584 DE 03 DE ABRIL DE 2024

 

Autoria: Poder Legislativo (Ver. Eliel Miranda)

 

Dispõe sobre a denominação da Rua ‘‘W’’ do loteamento Residencial Cachoeira em Santa Bárbara d’Oeste, como Rua “Luis Zanetti Neto”.

 

 

RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º - A Rua “W” do loteamento Residencial Cachoeira em Santa Bárbara d’Oeste, como Rua “Luiz Zanetti Neto”.

 

Art. 2º - A Biografia do homenageado passa a fazer parte integrante dessa Lei.

 

Art. 3º - A Prefeitura Municipal no momento oportuno afixará a placa denominativa para a perfeita identificação da respectiva Rua.

 

Art. 4º - As despesas oriundas da execução dessa Lei correrão por conta de verba própria do orçamento vigente, suplementada se necessário.

 

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

RAFAEL PIOVEZAN

Prefeito do Município

 

Este texto não substitui a publicação oficial

Autógrafo nº 38/2024

Projeto de Lei nº 42/2024

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA

 

Primogênito de Irineu Zanetti e Maria Aparecida Pires Zanetti, Luiz Zanetti Neto, mais conhecido como “Luizinho da Braço de Prata”, nasceu em 15 de maio de 1954 em Santa Barbara d’Oeste, e passou boa parte de sua infância nos arredores da tradicional fazenda Jacyra, onde morava com sua família, e da escola de Cillos, onde cursou o ensino fundamental.

 

Já aos 7 anos de idade demonstrou grande habilidade na direção de trator, e assim começou a trabalhar com sua família no cultivo da terra, trabalho esse, ao qual se dedicou por toda sua juventude. Posteriormente, trabalhou como administrador de fazenda na Ilha do Bananal (TO), foi também revendedor de insumos agrícolas, instrutor de autoescola, e vendedor em uma loja do ramo de CAÇA E PESCA, antecessora da atual Casa Braço de Prata.

 

Por ter muitos amigos na região, sempre acompanhou de perto a evolução da cidade, e inclusive participou de marcos importantes, como a capitação de recursos para construção das igrejas do Jardim Ipiranga e do Mollon.

 

Em 06 de agosto de 1983, na antiga igreja de Santo Antônio, em Americana, casou-se, com Lúcia Alves dos Santos Zanetti, com quem teve três filhos: Gustavo dos Santos Zanetti, Camila dos Santos Zanetti e Thiago dos Santos Zanetti.

 

 Em decorrência de sua competência profissional e seu extenso conhecimento nas áreas de caça e pesca, inaugurou em 30 de setembro de 1989, a Casa Braço de Prata em Santa Bárbara d’Oeste. Pouco tempo depois inaugurou também uma filial em Americana. A sociedade, então com 02 lojas, uma em Americana outra em Santa Bárbara d’Oeste, foi desfeita por interesses pessoais dos sócios, e quando questionado, Luiz disse, sem pestanejar, que tinha interesse de ficar com a loja de Santa Bárbara d’Oeste!

 

Se tornou figura pública por conta do seu carisma, humildade e bom humor, reconhecido inclusive no meio político como grande representante dos princípios da liberdade, atuando na pauta da defesa individual, do tiro esportivo e da caça sustentável.  Ombreou lado a lado com outras grandes figuras desta pauta como Bene Barbosa, Peninha, entre outros representantes do MOVIMENTO VIVA BRASIL. Discursou em faculdades, câmaras, rádios e canais de televisão divulgando verdades amparadas em provas e uma carreira de estudo.

 

Infelizmente, ficou viúvo em 13 de novembro 2016.

 

Acometido pelo mal de funcionamento do aparelho digestivo e respiratório, veio a falecer, aos 23 de Julho de 2023, no Hospital São Francisco, em Americana.

O corpo foi velado no velório da Saudade em Americana no dia 24 de Julho.

 

Exímio contador de histórias, reuniu ao longo das mais de 3 décadas a frente de sua loja, centenas de amigos ao redor de sua mesa para bater um bom papo, tomar um café e compartilhar histórias.

 

A simplicidade, honestidade e sinceridade, respeito a família, a lealdade no trato com as pessoas e o respeito no agir são alguns dos muitos exemplos que deixou a todos os que privaram de sua edificante vida.

 

A Casa Braço de Prata conta hoje com reconhecimento nacional por ser uma das lojas mais antigas do ramo. Atualmente, é administrada por seus filhos Gustavo e Thiago, ambos instrutores de tiro. Thiago Zanetti é coordenador do PROARMAS, e atua diretamente na manutenção social e política da pauta. Camila é bacharel em direito, e trabalha na 2ª Justiça Trabalhista.