LEI MUNICIPAL Nº 4.582 DE 03 DE ABRIL DE 2024

 

Autoria: Poder Legislativo (Ver. Reinaldo Oliveira Casimiro)

 

Dispõe sobre a denominação da Rua “T” do loteamento Residencial Cachoeira em Santa Barbara d’Oeste, como Romilda Galo Alves de Mira.

 

 

RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º A Rua do Loteamento Residencial Cachoeira, em Santa Barbara d’Oeste, passa a ser denominada Rua “Romilda Galo Alves de Mira”.

 

Art. 2º A Biografia do homenageado passa a fazer parte
integrante dessa Lei.

 

Art. 3º A Prefeitura Municipal no momento oportuno afixará a placa denominativa para a perfeita identificação da respectiva Rua:

 

Art. 4º As despesas oriundas da execução dessa Lei correrão por
conta de verba própria do orçamento vigente, suplementada se necessário.

 

Art. 5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

RAFAEL PIOVEZAN

Prefeito do Município

 

Este texto não substitui a publicação oficial

Autógrafo nº 36/2024

Projeto de Lei nº 37/2024

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA

 

Romilda, nasceu na cidade de Torrinha no dia 28 de outubro de 1933, estado de São Paulo. Filha de italianos teve 3 irmãos e 4 irmãs, sendo a 3º filha do casal Emílio Galo e Ana Celin Galo.

 

Viveu toda sua infância até a fase adulta no município de Torrinha cursou até 4º ano do Ensino Fundamental. Casou-se aos 19 anos com João Alves de Mira e teve 14 filhos, trabalhou na roça, foi costureira e administradora do lar e viveu casada por 64 anos.

 

Mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste no mês de maio de 1976, com toda sua família. Nesta cidade trabalhou no seu próprio comércio e junto de seu esposo buscou várias melhorias para o bairro Jardim Europa, como infra estrutura, iluminação, saúde, educação e a instalação da Igreja Católica São Sebastião, começou como capela feita de madeira, ela preparava o altar para o Padre José celebrar a missa.

 

Como secretária, fazia pedidos de documentação para outras cidades para regularizar a vida cristã da pessoa, junta a comunidade e a Diocese de Piracicaba. Palestrante de cursos para noivos, e para legitimação de casamento. Dava curso de preparação para o Sacramento do Batismo, catequese para adultos e crisma. No início da comunidade ela fazia parte da organização das festas no bairro (Quermesse), e também ela ajudava preparar batata ao molho, frango assado, entre outras comidas.

 

Seu trabalho social foi de visitar as famílias mais necessitadas levando a Palavra de Deus, verificava o que precisava e junto aos Vicentinos providenciava alimentos, roupas, calçados. Como era muito caridosa e sempre disposta a ajudar, colaborou até o último mês de sua vida com entidades beneficentes. Contribuía financeiramente todo mês com a Casa da Criança (SBO), APAE (SBO), SASA (Americana) Leticia Duarte (Americana), Lar Batista (Americana), Vicentinos e Pastoral da Criança da Paróquia São Sebastião.

 

Mas teve uma vida marcada pelos problemas de saúde (Ulcera Varicosa e Mega Cólon Chagásico) por muitos anos, mas nunca desanimou ou reclamou dessa condição. E sempre zelosa pela família.

 

Uma mulher excepcional sempre levando uma palavra de sabedoria, de carinho e amparo a todas as pessoas que a procurava no momento de angústia e desespero. Acolhedora com todas as pessoas que a visitava a sua residência, para simplesmente tomar um cafezinho puro do sítio, pois essa era sua marca registrada.

 

Foi uma mulher guerreira, mulher de fé, forte, corajosa, dedicada a família, enquanto viveu cultivou a sua volta tanto amor, bondade e beleza que nem mil vidas poderão apagar a marca que ela deixou, tanto na família quanto à todos aqueles que a procurava por uma palavra ou ajuda.

 

Hoje sua numerosa família tem 7 filhos, 6 filhas, 5 genros, 7 noras, 33 netos(as), 25 bisnetos(as). Sua maior alegria era estar presente junto de sua família, seja na alegria, na tristeza, na saúde, ou na doença.

 

Seu grande exemplo e ensinamento foi que devemos cuidar uns dos outros, independentemente de cor, raça, classe social, pois o amor é a principal arma contra a dor, e a todo o sofrimento das pessoas. Seremos eternamente gratos e sempre sentiremos saudades!!!!!!

 

Faleceu aos 82 anos, no dia 12/07/2016.