LEI MUNICIPAL Nº 4532 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2023

 

Autoria: Poder Legislativo (Ver. Valmir Alcântara de Oliveira)

 

Dispõe sobre a denominação da Rua “D” do loteamento Terra Santa em Santa Barbara d’Oeste, como Nivaldo Batagin.

 

RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º A Rua “D” do loteamento Terra Santa, passa a ser denominada Nivaldo Batagin.

 

Art. 2º A Biografia do homenageado passa a fazer parte integrante dessa Lei.

 

Art. 3º A Prefeitura Municipal no momento oportuno afixará a placa denominativa para a perfeita identificação da respectiva Rua.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

RAFAEL PIOVEZAN 

Prefeito do Município

 

Este texto não substitui a publicação oficial

 

Autógrafo nº 212/2023

Projeto de Lei nº 237/2023

 

 

 

 

 

 


BIOGRAFIA

 

Nivaldo Batagin é natural de Mombuca, nasceu no dia 16 de setembro de 1937, casado com Irene Batagin pai de cinco filhos: Maria Tereza, Hamilton, Cibele, Rodrigo e Gustavo. Desde cedo, se dedicou ao comércio de gênero alimentício. Com o irmão Ovídio (in memoriam) trabalhou no armazém da família Batagin que, com o tempo, se transformou num grande atacado na rua Floriano Peixoto e se estendeu para Região Metropolitana de Campinas como supermercado Batagin/ Batajão.

 

Anos mais tarde, o Senhor Nivaldo montou uma refinaria de óleo no bairro São Joaquim. Em paralelo à vida de empresário, também foi presidente do Lions Clube Centro de 1971 a 1972. Ele também se consagrou como notável dirigente esportivo no futebol barbarense. O comerciante também foi jogador e só deixou os gramados quando a condição física já não mais lhe permitia esse prazer.

 

Devido a sua atuação nos meios esportivos, Nivaldo se tornou uma pessoa das mais conhecidas da cidade em função dos serviços prestados ao futebol, especialmente ao União Agrícola Barbarense. Foi por iniciativa dele que, em 1964, como presidente da diretoria do alvinegro, que o Clube Unionista se profissionalizou junto à Federação Paulista.

 

Como diretor de futebol, Nivaldo Batagin também foi um descobridor de talentos, em sua época trouxe para o clube nomes inesquecíveis como:  Gersinho como camisa 10 Zé 21, Mosquito e Nivaldo Surge (na época era jogador do C.A.U.S.B), Tato, Pireli, Zu, Celinho, Kiki,Neguito,Tanguinha, Chicão Avanzi (o Chicão Branco), João  Luiz, Dimas, Renato, Guri, Rinaldo Amorin, ídolo do Palmeiras na época, e tantos outros que passaram pelo futebol barbarense e mais tarde se destacaram em grandes clubes. “Como dirigente, Nivaldo Batagin também entrou nesta enorme lista dos inesquecíveis do futebol barbarense”.

 

Nivaldo nos deixou, mas seu legado de trabalho, solidariedade e amor à vida permanece vivo em nossas lembranças. Ele foi um exemplo de dedicação, generosidade e amizade para todos que o conheceram.