LEI MUNICIPAL Nº 4508 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2023

 

Autoria: Poder Legislativo (Ver. Edison Carlos Bortolucci Júnior)

 

Dispõe sobre a denominação da Rua “L” do loteamento Terras de Cillo, Santa Bárbara d’Oeste, como “Rua Edison Carlos Bortolucci.

 

 

RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º A Rua “L” do loteamento Terras de Cillo, passa a ser denominada como “Rua Edison Carlos Bortolucci”.

 

 Art. 2º A biografia do homenageado é parte integrante dessa Lei.

 

Art. 3º A prefeitura em momento oportuno afixará placa denominativa para a perfeita identificação da respectiva Rua.

 

Art. 4º As despesas oriundas da execução dessa Lei correrão por conta de verba própria do orçamento vigente, suplementada se necessário.

 

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

RAFAEL PIOVEZAN 

Prefeito do Município

 

Este texto não substitui a publicação oficial

 

Autógrafo nº 188/2023

Projeto de Lei nº 122/2023

 

 

 

 

 


BIOGRAFIA

 

 

EDISON CARLOS BORTOLUCCI, nascido no Bairro Barroquinha, em Capivari/SP, no dia 02/08/1948, filho de Paulo Augusto Bortolucci e Josepina Valezin Bortolucci, e irmãos: José Alberto Bortolucci, Claudemir Valentin Bortoluzzi, Maria Catarina Bortolucci Restani, Clóvis Donizete Bortoluci e Paulo Roberto Bortoluci. Veio para Santa Bárbara D’Oeste/SP, aos 14 anos de idade para trabalhar na Usina Santa Bárbara, como cortador de cana.

 

Ao completar 18 anos, adquiriu seu próprio caminhão e começou a prestar serviços para a mesma usina, porém, agora como autônomo.

 

E nesse mesmo período, montou seu próprio comércio de carnes com a família, na Vila Linópolis, denominado “Comércio de Carnes Nossa Senhora Aparecida”. Visto que, Edison era muito devoto, assim como a família. Neste período, fixou seu endereço na Rua Major João Frederico Redher, Vila Linópolis, onde trouxe seus pais e irmãos de Capivari para a nossa querida cidade.

 

Posteriormente, passou a ter seu negócio próprio, com compra e venda de animais para abate. Fornecia para todo o comércio barbarense, sendo: Supermercados Maziero, Supermercados Covolan, Supermercados Silva, Supermercados Cogo, Supermercados Celeme, Supermercados Tunussi, Supermercados Marciano, Supermercados Furlan, Supermercados Patrício, Açougue Bonin, Açougue Pigatto, Comércio do Zé Rêgo, dentre outros.

 

O apelido adquirido, como era o mais conhecido na cidade: “Zé do Boi”, surgiu nesta época, dado pelo amigo Orestes Baldo. Passou a realizar também, eventos com seu famoso churrasco: casamento, batizado etc. Como é comentado até hoje, muitas e muitas famílias tiveram churrascos organizados pelo Zé do Boi, o mais famoso da região. Em muitos casos, realizou a festa de casamento de pais, batizado do filho e posteriormente, o casamento do mesmo filho batizado.

 

Em 10/01/1974, casou-se com Maria de Fátima Ignácio Gomes Helleno Bortolucci, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, realizada pelo Padre Arthur. Sendo os filhos: Anderson Carlos Bortolucci, Cleiton Bortolucci, Edison Carlos Bortolucci Junior (Juca), Fernando Henrique Bortolucci e Gislaine Bortolucci. E os netos: Adriano Bortolucci, Hyandra Marchi Bortolucci, Alexandre Bortolucci, Laura Furlan Bortolucci, Lorena Rozinelli Bortolucci, Leonardo Furlan Bortolucci, Daniel Furlan Bortolucci e Lorenzo Furlan Bortolucci.

 

Em 03/12/2021, veio a falecer, diante de um acidente trágico, que comoveu toda a cidade. Os manifestos mostraram o quanto era querido pelo povo barbarense. Zé do boi, deixa como legado: a alegria de viver, a fé inabalável e muitas histórias que ficarão para sempre na memória de toda família e amigos queridos.