LEI MUNICIPAL Nº 4410 DE 13 DE JULHO DE 2023

 

Autoria: Poder Legislativo (Ver. Valmir Alcântara de Oliveira)

 

Dispõe sobre a denominação da Rua “17” do loteamento Parque Industrial Solaris em Santa Barbara d’Oeste, como Capitão Waldemar Lins Wanderley.

 

RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º A Rua “17” do Parque Industrial Solaris, passa a ser denominada Rua “Capitão Waldemar Lins Wanderley”.

 

Art. 2º A Biografia do homenageado passa a fazer parte integrante dessa Lei.

 

Art. 3º A Prefeitura Municipal no momento oportuno afixará a placa denominativa para a perfeita identificação da respectiva Rua.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Santa Bárbara d´Oeste, 13 de julho de 2023.

 

 

 

RAFAEL PIOVEZAN 

Prefeito do Município

 

Este texto não substitui a publicação oficial

 

Autógrafo nº 131/2023

Projeto de Lei nº 194/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA

 

Capitão Waldemar Lins Wanderley, ex-combatente na 2ª guerra mundial, com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Itália.

 

O nome do Capitão Waldemar Lins Wanderley, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial na Itália, passara a integrar orgulhosamente o nome de uma rua em nossa cidade.

 

Além do Capitão, outros 25.334 soldados brasileiros, que realizaram o percurso durante o conflito na segunda guerra, atravessaram o Oceano Atlântico em uma viagem de 15 dias, tendo que lidar com submarinos alemães à espreita para tentar impedir que alcançassem o destino. No ataque a Montese foram 430 baixas brasileiras (inclusos, 34 expedicionários mortos). Do lado alemão foram quase 500 baixas e 453 prisioneiros de guerra.

 

A Força Expedicionária Brasileira procurou selecionar para seus quadros o melhor do Brasil.

 

No dia 2 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ex-combatente, uma data para homenagear e lembrar todos os heróis brasileiros que serviram a Pátria durante a Segunda Guerra Mundial. Esses ex-combatentes, muitos dos quais fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), lutaram bravamente para proteger a liberdade e a democracia no maior conflito da história.

 

Que essa homenagem sirva como um momento de reflexão e reconhecimento, lembrando os feitos e a coragem dos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.