LEI MUNICIPAL Nº 4.227 DE 24 DE MAIO DE 2021
Autoria: Ver. Júlio César dos Santos Silva - ¨Kifu¨
Denomina a praça localizada no cruzamento das ruas Indaiá e Elias Fausto no Jardim Batagim de ‘Praça Izabel Sepulveda de Oliveira’ – ‘Dona Bela’, conforme especifica e dá outras providências.
RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:
Art. 1° A praça localizada no cruzamento das Ruas Indaiá e Elias Fausto, no bairro Jardim Batagin, passa a denominar-se “Praça Izabel Sepulveda de Oliveira” – “Dona Bela”.
Art. 2° A biografia do homenageado faz parte integrante desta Lei.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Este texto não substitui a publicação oficial
BIOGRAFIA
Izabel Sepulvida de Oliveira, a “Dona Bela”, nasceu 22 de dezembro de 1940 na cidade de Santa Maria da Serra, interior de São Paulo. “Dona Bela” era filha de José Sepulvida e Cinira Brandão. De uma família de 5 irmãos, “Dona Bela” era a filha mais velha. Durante a infância a família se mudou inúmeras vezes. Quando fixou residência na Fazenda "Quebra Pote", na cidade de Barra Bonita conheceu seu esposo e em 14/06/1962, casou com Benedito da Silva Oliveira, o seu “Dito” com quem teve 02 filhos, o José Eduardo da Silva Oliveira e o Carlos Aparecido da Silva Oliveira, e ainda teve o carinho de adotar a filha de criação Rosa. No ano de 1973 mudou com seus familiares para Santa Bárbara d´Oeste/SP, e em 1977 fixou residência Bairro Jardim Batagin, sendo então a primeira moradora.
Como moradora do Jardim Batagin, presenciou a desativação da LAVROMEC, empresa de equipamentos agrícolas que ficou instalada por muitos anos em nosso bairro. Quando chegou em Santa Bárbara, dividia sua vida de mãe de família e trabalhava na saudosa USINA SANTA BARBARA logo em seguida atuou como profissional do setor têxtil atuando como conicaleira da empresa CERVONE e se aposentou na empresa CANATIBA.
Mais tarde, já aposentada, chegou a atuar como profissional autônoma, onde tinha um carinho de lanche, lugar de boas rodas de conversas com os vizinhos que frequentavam o local. Para quem conviveu com a “Dona Bela”, certamente para se lembrar de algumas curiosidades, como a chegada da televisores, ainda em preto e branco, que era um convidativo para os vizinhos frequentarem sua casa. Faleceu no ano de 2007, com 66 anos, mais precisamente no dia 07 de Dezembro, causando grande comoção dos seus parentes e vizinhos que tanto a queriam bem. Dos seus familiares, o viúvo “Seu Dito” até hoje é reside do bairro Jardim Batagin, assim como seus filhos: “Zé Barbeiro” e “Carlos”, além da sua nora “Marli”, seus 03 netos e 04 bisnetos.
Com a pretensão de homenagear uma pessoa que viu esse bairro nascer, e sempre encarou a vida com muito bom humor e receptividade a todos que a procuravam, propomos a indicação do nome da Izabel Sepulvida de Oliveira, a “Dona Bela” à área de lazer que venho sendo instalada no cruzamento das ruas Indaiá e Francisco Braga, rua esta que a “Dona Bela” morou por mais de 30 anos.