LEI MUNICIPAL Nº 4.174 DE 02 DE SETEMBRO DE 2020
Autoria: Poder Legislativo (Ver. Celso Ávila)
Denomina a Ponte da Estrada da Cachoeira entre os bairros São Joaquim e Jardim Barão de ‘Erothides Matarazzo’, conforme especifica e dá outras providências.
DENIS EDUARDO ANDIA, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:
Art. 1° A Ponte localizada na estrada da Cachoeira que liga os bairros São Joaquim e Jardim Barão, passa a denominar-se Ponte “Erothides Matarazzo”.
Art. 2° A biografia do homenageado faz parte integrante desta Lei.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Este texto não substitui a publicação oficial
BIOGRAFIA
Descendente de Italianos que aqui chegaram no início do século 20, Erothides Matarazzo, nasceu no dia 07 de outubro de 1922, era filho de Humberto e Albina Clemente Materazzo. Além de Erothides, também eram filhos do casal Napoleão, Lídia e Emilio Matarazzo.
Muito simpático e comunicativo, era querido por colegas, amigos e professores, estudou na Escola José Gabriel de Oliveira e desde muito pequeno, já trabalhava na fábrica de Máquina Agrícola Humberto Materazzo e Cia (HMC), como ajustador mecânico, forja, fundição, entre outras funções em parceria com os irmãos.
Em 1953, casa-se com a barbarense Felisbina de Freitas Matarazzo e desta união nasce Nilcéia Maria Matarazzo Espindola, que presenteia aos avós, com as netas Ana Claudia e Fernanda e as bisnetas Manuela e Mariana.
O lado comunicativo também o levará para a prática da caridade em parceria com a esposa Felisbina, juntos, foram responsáveis pela a alimentação de dezenas de famílias moradoras até os dias de hoje no bairro São Joaquim, onde a esposa herdou terras e lá construiu o Centro Espirita Emmanuel. Seu Erothides, além de colaborador era diretor de patrimônio, o que permitiu estender sua experiência, novamente em parceria com a esposa, para a Casa da Criança que estava sendo construída, também participou dos encontros de serestas sendo amigos de muitos seresteiros, do nosso clube e foi um dos sócios fundadores do barbarense.
Muito conhecido no bairro São Joaquim, em parceria com um antigo amigo carinhosamente chamado de rolinha fez toda a rede de esgoto do loteamento do bairro. Também foi um dos responsáveis pela construção da ponte de concreto que existe hoje na rua Caconde e que liga os bairros São Joaquim e Batagin.
Apesar de ser de religião diferente da esposa, nunca deixou de ajudar a quem procurasse por ajuda, no seu fusca, os moradores do bairro São Joaquim sempre tiveram espaço a qualquer hora do dia ou à noite, principalmente se fosse caso de emergência.
Erothides Matarazzo, faleceu no dia 10 de janeiro de 1996 aos 93 anos de idade e só deixou de dirigir um dia antes de seu falecimento.
Ante o exposto, submetemos à análise dos nobres Vereadores desta egrégia Casa o presente Projeto de Lei, esperando que o mesmo seja discutido e aprimorado de forma a alcançar os objetivos constantes da propositura.