LEI MUNICIPAL Nº 4075 DE 25 DE JANEIRO DE 2019

 

 

Autoria: Poder Legislativo (Edilidade).

 

Denomina as ruas do loteamento denominado Reserva Centenária, conforme especifica”.

 

 

FELIPE SANCHES SILVA, Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, nos termos do Art. 49, “a”, da Lei Orgânica do Município, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele promulga a seguinte Lei:

 

Art. 1º As ruas do loteamento denominado “Reserva Centenária” passam a denominar-se:

 

I - Rua 1 – Maria Isabel Sans Dodson;

 

II - Rua 2 – Argemiro Prezotto;

 

III - Rua 3 – Eduardo Suzigan Sans;

 

IV - Rua 4 – Sr. Kazuo Hayashida;

 

V - Rua 5 – Antonio de Pádua Dottori;

 

VI – Rua 6 – Rose May Dodson Trochmann;

 

VII – Rua 7 – Bispo Manoel Ferreira;

 

VIII – Rua 8 – Vinicius Brandão Lima;

 

           IX – Rua 9 – Thereza De Arruda Venâncio

X – Rua 10 – Léo Gomes Trochmann;   (Lei nº 4.119 de 2019)

 

XI – Rua 11 – Epifânio Pereira dos Santos;

 

XII – Rua 12 – Antonio Carlos de Souza Junior – “Juninho Souza”; (Lei nº 4.119 de 2019)

                                                                                                 

XIII – Rua 13 – Antonio Berto;

 

XIV – Rua 14 – Marinho Alves Pereira;

 

XV – Rua 15 – Odila Malavazzi Sans;  

 

XVI – Rua 16 – Gerson Caichiollo;   (Lei nº 4.119 de 2019)

 

XVII – Rua 17 – João Alves de Mira;

 

XVIII – Rua 18 – Laudo Pedro Pascon;

 

XIX – Rua 19 – Natale Giacomini;

 

XIX – Rua 19 – Radialista Natale Giacomini; (NR)

LEI MUNICIPAL Nº 4.088 DE 22 DE ABRIL DE 2019

 

                       XX – Avenida 01 – Mildred da Graça Martins Prezotto  

                     

 XX – Avenida 01 – José Torriceli; (NR)  LEI MUNICIPAL Nº 4.087 DE 17 DE ABRIL DE 2019

 

XXI – Avenida 02 – Lineu José Gomes Trochmann;

 

XXII – Avenida 03 – Antonio Luis Bettini.

 

Art. 2º A biografia dos homenageados faz parte integrante desta lei.

 

Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, em 25 de janeiro de 2019.   

 

 

FELIPE SANCHES

-Presidente-

 

Registrada na Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, na data acima.

 

 

BRUNO RODRIGUES ARGENTE

- Diretor -

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Lei nº 100/2018

Autógrafo nº 91/2018

Este texto não substitui a publicação oficial

 

 

 

BIOGRAFIAS

 

 

 

MARIA ISABEL SANS DODSON

 

 

Nascida em Santa Bárbara d' Oeste, em 13 de maio de 1947, filha de Eduardo Suzigan Sans e Odila Malavazzi Sans, viúva, empresária. Residente no município de Americana - SP.

 

Iniciou seus estudos cursando o ensino primário no Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira e o curso Ginasial no Instituto Educacional Comendador Emilio Romi neste município. Tendo concluído seus estudos no curso Normal no Instituto de Educação Presidente Kenned na cidade de Americana.

 

 Junto ao seu Pai Eduardo Sans, acompanhou o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias de sistemas de cultivo de solo, com a produção de Implementos agrícolas na Indústria de Máquinas Agrícolas José J. Sans, situada em nosso município. Foi funcionário no Serviço Social da Indústria (SESI).

 

Lecionando por 9 anos no município de Santa Bárbara d' Oeste e 3 anos em Piracicaba. Aos 28 dias do mês de março de 1970, contraiu Matrimônio com Alonso Keese Dodson natural de Santo Bárbara d' Oeste, fato ocorrido neste município.

 

Fixou residência no município de Piracicaba, cidade ande nasceram seus filhos Carlos Enrique Sans Dodson e Marcelo Sans Dodson, que futuramente lhes trariam suas netas Barbara Lys, Júlia e Lucas.

 

Em função da profissão de seu esposo (Engenheiro Agrônomo), residiram em Araras - SP, Campo Grande MS e Uberlândia - MG tendo retornado à Americana-SP no ano de 1997 após o falecimento de seu companheiro.

 

Quando residiram em Uberlândia - MG, deram inicio a administração de propriedade rural com ênfase em produção pecuária município de Nova Alvorada do Sul, próximo à Campo Grande - MS a qual hoje se encontra sob contrato de Arrendamento de produção de Cana-de-açúcar.

 

Junto à Empresa Imobiliária Levy Só Imóveis, no ano de 1996, com seu esposo Alonso Keese Dodson. Participou da elaboração e administração do projeto de Loteamento ''Bairro Planalto do Sol neste município.

 

Atualmente participa da administração da Propriedade Rural no estado de Mato Grosso do Sul e da Saciedade na Empresa "Reserva Centenária”, loteamento de mesmo nome em nosso município.

 

Durante sua vida sempre zelou pela manutenção e preservação das terras da família em Santa Bárbara d' Oeste assim como doação de áreas de interesse público e córrego de Passagem a Titulo não oneroso de um trecho do projeto "Corredor Metropolitano" e Cessão de Passagem da atual Avenida Prefeito Isaias Hermínio Romano. Colaborando imensamente com o desenvolvimento e bem estar da população de nossa cidade.

 

 

ARGEMIRO PREZOTTO

 

Nasceu no ano de 1934, filho de Antônio Prezotto e de dona Elvira Bertine Prezotto, imigrantes italianos, proprietários da fazenda Prezotto, localizada no bairro Santo Antônio do Sapezeiro. Doaram terras para a prefeitura construir a escola e demais benfeitorias naquele bairro.

Tinham engenho que produzia aguardente famosa em toda região, foram ainda proprietários do primeiro deposito de bebidas da cidade, local onde Argemiro iniciou suas atividades laborativas.

Em 1956 contraiu núpcias com Mildred da Graça Martins Prezotto, com quem teve três filhas Marisa Helena, Ivana Maria e Andrea Mildred, tinha um amor incondicional aos netos Júlio César, Daniel, Douglas e Leonardo.

Foi funcionário do Banco Mercantil do Estado de São Paulo e posteriormente do Bando do Estado de São Paulo, trabalhou ainda. No Sindicato dos metalúrgicos como contador.

Fez muitos trabalhos voluntários em entidades da cidade, cuidava da contabilidade da Igreja Matriz, da Escola Emilio Romi, Esporte Clube Barbarense, entre outros.

Simplicidade, humildade e gentileza eram suas principais características.

Amante incondicional de sua cidade, amava contar historias dos "velhos e bons tempos'', as partidas de futebol do União Agrícola e da Usina, pois também era jogador.

Argemiro Prezotto faleceu aos 81 anos, no dia 15 de maio de 2015, deixou saudades e muitos amigos.

 

 

 

 

 

EDUARDO SUZIGAN SANS

 

Aos 13 de outubro de 1911, nascia em Limeira mais um descendente de José João Sans e de Antonia Suzigan Sans. Eduardo Suzigan Sans nasceu no sítio de propriedade de seus pais nas adjacências do Morro Azul, junto à balsa do Bernardinho, em Limeira.

Eduardo, ao lado de seus pais e doze irmãos, veio para Santa Bárbara d' Oeste, por volta de 1923. A família adquiriu um hotel no centro da cidade e aqui se estabeleceu. Com a necessidade de arranjar emprego para os filhos que iam crescendo, José J. Sans montou um armazém de secos e molhados onde a tarefa de Eduardo era servir a freguesia.

Traziam de São Paulo, pela ferrovia, vários produtos. Com a presença de diversos agricultores e comerciantes da região, o comércio expandia e o SANS teve a sua primeira casa bancária em Santa Bárbara d´Oeste.

Seus irmãos mais velhos iniciaram uma oficina onde consertavam ferramentas agrícolas, passando a fabricar o ferro de passar a carvão, arados de tração animal e vários implementos.

Esta foi a semente, que num futuro bem próximo, daria origem as INDÚSTRIAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS JOSÉ J. SANS. Foram mais de 40 anos de atividade, na fabricação de máquinas agrícolas, gerando empregos e dando oportunidade para vários segmentos de nossa querida cidade de Santa Bárbara d' Oeste.

Eduardo foi um visionário, autodidata, que vendo as máquinas trazidas com a vinda dos americanos a cidade e região, foi desenvolvendo e aprimorando cada vez mais os seus produtos. Junto aos irmãos, a firma desenvolvia e o progresso chegava a Santa Bárbara d' Oeste.

Eduardo tornou-se Diretor Comercial e com equipe de vendedores, foram expandindo os horizontes por outras cidades, estados e países da América Latina. Foram tempos de muita luta, mas também de muitas realizações.

Eduardo ao lado de seus irmãos acompanharam com muito trabalho, dinamismo, dedicação e persistência, o desenvolvimento de uma cidade que viam desabrochar dia a dia. Em janeiro de 1938 encontrou aquela que seria a sua eterna companheira Odila Malavazzi Sans por setenta anos.

Dessa feliz união nasceram três filhas Marilene, Regina Célia e Maria Isabel, sete netos e nove bisnetos. Eduardo dedicou sua vida a família, sendo sempre um pai amoroso, dedicado, um marido exemplar e ao trabalho, com muita determinação, fibra e coragem, cheia de entusiasmo e dinamismo.

Fez parte do Rotary Clube de Santa Bárbara d' Oeste, com muita dedicação onde pode realizar diverso trabalhas em prol da comunidade da cidade juntamente com os companheiros rotários. Foi presidente por duas vezes nos anos de 1961 e 1977/78.

Com união e companheirismo é que na sua gestão, por ocasião da inauguração do Hospital de nossa cidade, confeccionaram o enxoval de cama, mesa e banho para aquela entidade.

"SERVIR ANTES DE PENSAR EM SI" lema que se tornou uma meta a ser seguido. Encontrou nos companheiros rotários a sua segunda família. Eduardo Suzigan Sans viveu até seus noventa e sete anos (24/01/2008) com dignidade, integridade, honestidade e sobre tudo temente a Deus.

 

 

KAZUO HAYASHDA

 

O Sr. Haroshida nasceu no dia 26 de setembro de 1920, próximo de Kumamoto-Ken, no Japão. Imigrou pura o Brasil aos 09 anos de idade, saindo da cidade de Kobe, tendo embarcado no navio Kasato Maru na viagem que fez parte da história da imigração dos japoneses vindo a desembarcar no Porto de Santos.

 

Inicialmente, foi residir com sua família na cidade de Motuca no interior do Estado de São Paulo, onde iniciaram na lavoura de café tendo vivido sua infância e adolescência naquela cidade. Casou-se dia 05 de setembro de 1946 com a Sr. Fusae Iamashita, e se mudaram para a cidade de Colina/SP. Porém achou melhor oportunidade de terras produtivas no município de Santa Rita d' Oeste/SP. Onde fundou escala municipal e a igreja católica logo após o período da segurada guerra Mundial, trabalhando na lavoura de café.

 

Durante sua residência em Santa Rita d' Oeste nasceram seis filhas: Maria, Luiz, Tuyaco, Asaco, Takeshi e Wilson. No ano de 1964 devido às mudanças politicas ocorridas na época, com a queda nas vendas e produção de café e algodão, veio a declarar falência sendo obrigado por isso, vender a sua fazenda em Santa Rita d' Oeste.

 

Mudou-se para o município de Santa Bárbara d´Oeste no dia 23 de agosto de 1965, onde foi acolhido na Chácara Recreio, propriedade do Sr. Charles K. Dodson, onde passou a viver com sua esposa, filhas, pais e 02 irmãos caçulas e todos dependiam de seu esforço profissional. Iniciou na época, com a plantação de tomate, e logo após a colheita de verduras.

 

No ano de 1967, sua família iniciou a aos domingos a feira livre, no centro, Na época a locomoção era feita de carroça e burro, as quais eram tomadas emprestadas. Após anos de muito trabalho e privações pessoais, o Sr. Kazuo e sua esposa Fusae (mais conhecida como Dona Amélia) conseguiram pagar todas as dividas e reiniciar nova vida, sempre com a torcida de amigos que foram conquistando nesta tão receptiva cidade.

 

Estudaram seus filhos, tendo formado na faculdade de Engenharia Civil os filhos Luiz e Wilson, que estabeleceram no Jardim Pérola. Viveu durante aproximadamente 50 anos na Chácara Recreio sempre na plantação de hortaliças, fazendo entregas em supermercados, residências e venda na feira livre, centro de Santa Bárbara d’Oeste, atualmente mantida por seus filhos.

 

Sempre manifestou muita gratidão da família de Sr. Charles Dodson pelo grande apoio recebido durante todos esses anos, cujo início no ano de 1965 na Chácara Recreio possibilitou escrever todo sua família neste município, com conquistas pessoais. O Sr. Kazuo Hayoshida faleceu no dia 17 de maio de 2012, aos 91 anos de idade, ao lado de seus familiares, na mesma chácara que morou quando chegou a Santa Bárbara d' Oeste.

 

 

 

ANTONIO DE PÁDUA DOTTORI

 

Nasceu em 30 de janeiro de 1958, em São Paulo, filho de Almiro Dottori e Edila Campacci Dottori, desde cedo um apaixonado por aviões e trens. Fez o curso técnico de Plástico no Senai do Tatuapé/SP, posteriormente cursou Engenharia, na Faculdade de Mogi das Cruzes/SP. Na época da faculdade, conheceu Germina Dottori, com quem se casou e teve os filhos Leandro, Alessandra e Gabriel, que lhes deram os netos Arthur, Giovanna e Augusto.

Foi um pai muito dedicado e amoroso, um marido sempre presente, companheiro e incentivador. Por mais de duas décadas foi professor nas Escolas Senai e gerente de Engenharia e Marketing das Indústrias Romi S/A.

Especialista em injeção e sopro de termoplásticos, no ramo há 40 anos, era consultor técnico na empresa Pavan Zanetti, indústria metalúrgica em Americana, desde 2011.

Foi vice-presidente da Câmara setorial de máquinas e acessórios para a indústria do plástico da ABIMAQ — Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Era reconhecido no Brasil inteiro pelo seu conhecimento em máquinas e injetoras.

Pertenceu à Igreja batista Memorial em Santa Bárbara d'Oeste, sendo que o conheciam pela vontade de viver e pelo bom humor, alegria e elegância no trato pessoal. Faleceu em 24 de junho de 2017, aos 59 anos.

 

 

 

 

 

 

  ROSE MAY DODSON TROCHMANN

 

 

Rose May Dodson Trochmann nasceu em Santa Bárbara doeste em 05 de maio de 1944. Era a primeira filha do casal Charles e Clarice Dodson. Teve dois irmãos que carinhosamente chamava-se de Lone e Taene (Alonso e Charles Henry). Aprendeu o português aos 07 anos de idade, pais no lar só falava-se inglês.

 

Iniciou seus estudos no grupo escalar José Gabriel de Oliveira. Depois foi pera Campinas no Colégio Atheneu Paulista e concluiu as outras séries em Rio Claro, no Ginásio Koelle, como aluna interna.

Optou pelo magistério e foi no Colégio Piracicabano, em 1962, onde formou-se professora. Com grande dom musical ganhou seu primeiro piano aos 6 anos e em Rio Claro aos 14 anos integrou a Orquestra Sinfônica da cidade, como pianista.

Casou-se em 1964 com Lineu José Gomes Trochnnann e teve duas filhes: Erika May e Ellen Lys e quatro netas e um neto. (in memorian). Lecionou durante 25 anos no SESI de Santa Bárbara d'Oeste, onde aposentou-se.

Sempre voltada às artes, além do piano, tocava órgão e teclado. Pintava porcelana e óleo sobre tela. Frequentava o Lions Clube Centro e em 1980, na gestão da presidência do Clube, com o marido, fundaram o Lions Clube Pérola e fez a primeira edição do livro de receitas típicas norte-americanas "Nossas Receitas".

Foi voluntário no SOS (serviço de obras sociais) como secretária da entidade. Colaborou na montagem e fundação do Museu da Imigração da cidade e no Museu do Colégio Piracicabano em Piracicaba

Frequentava a Igreja Presbiteriana Central onde se casou e criou as filhas na religião presbiteriana. Na Fraternidade Descendência Americana ocupou vários cargos e em 2012 assumiu a presidência da mesma.

Voluntariamente, confeccionava bonecos de pano para doações. Integrou um projeto humanitário de confecção de bonecas típicas africanas para enviar aos países africanos como Guiné Bissau, Malawi e outros, mais pobres do mundo.

Era esposa dedicada e amorosa, educando as filhas com carinho e muita respeito, Sempre que possível viajava para o exterior e dentro do Brasil, conhecendo lugares e culturas diferentes. Essa era a professora May.

 

 

BISPO MANOEL FERREIRA

 

Manoel Ferreira nasceu em 30 de maio de 1932, em Arapiraca, Alagoas, filho de Pedro Ferreira da Silva e Otília Francisca Ferreira.(in memorian). Casado com Irene da Silva Ferreira em 05 de maio de 1957, o casal recebeu de Deus cinco filhos: Wagner, Magner, Abner, Vasti e Samuel.

 

Todos os seus filhos têm excelente formação cultural e ocupam importantes posições na sociedade. Realizou se Curso Primário em Cafelândia, Estado de São Paulo. Seu Curso Ginasial foi realizado mais tarde, quando servia às Forças Armadas do Estado de São Paulo, na cidade de Lins. Formaturas: - Teologia – Instituto Bíblico Batista de São Paulo; - Teologia – Faculdade Teológica Batista de São Paulo; - Sociologia – Faculdade Toledo Pizza de Bauru; - Eletrônica – Instituto Edson de São Paulo; - Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. - Concluiu cerca de oito Cursos de Especialização em Ciências Jurídicas.

 

Membro das Assembléias de Deus desde 2 de março de 1956, sendo ordenado Ministro Evangélico em 1 de maio de 1960, na sede das Assembléias de Deus em Madureira. Paralelamente, atuou como Pastor Presidente das Seguintes Igrejas da Assembléia de Deus: Arapuá (SP), Capão Bonito (SP), Garça (SP), Bauru (SP), Vila Alpina (SP), Brasília (DF), Campinas (SP) e Presidente da Catedral de Madureira (RJ). Exerceu mandato de Deputado Federal pelo Rio de Janeiro de 2007 a 2011. Onde ocupou importantes cargos como presidente e relator de várias comissões.

 

Na Câmara Federal foi presidente da Frente Parlamentar Evangélica, onde desempenhou importante papel na condução, orientação e divulgação do segmento junto aos parlamentares. Além da Presidência das citadas Igrejas, têm participado das seguintes atividades eclesiásticas: - Presidência da construção da Catedral das Assembléias de Deus em Brasília; - Presidência da construção do Templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Campinas; - Diretoria e Aconselhamento da Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus; - Diretoria do Instituto por Correspondência Internacional; - Aconselhamento da Casa Publicadora das Assembléias de Deus; - Presidência de Missões Palavras de Vida; - Presidência da Associação Médico-Hospitalar Evangélica; - Presidência do Conselho de Pastores Evangélicos da Campinas; Presidência da Escola de Ministério de Vídeo-Satélite de World Evangelism - Presidência do Ministério Jimmy Swaggart no Brasil; - Presidência da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil; - Presidência da Confraternização das Assembléias de Deus Sul-Americana; - Presidência da Conferência Pentecostal Sul-Americana; - Presidência da Editora Betel; - Presidência da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil, Ministério de Madureira; - Presidência da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Madureira; - Presidência do Conselho Nacional de Pastores do Brasil – CNPB Conferencista em Seminários, Congressos, Escolas Bíblicas e Convenções – em todo o Brasil e em vários Países, tais como: - Concílio Geral das Assembléias de Deus em Springfield, Missouri, USA; - World Evangelism Internacional em Los Angeles, USA; - Seminário dos Superintendentes das Assembléias de Deus em Costa Rica; - Seminário do Instituto por Correspondência Internacional em Costa Rica; - Conferência Internacional de Evangelistas Itinerantes em Amsterdã; - Conferência Pentecostal Mundial em Zurich; - Conferência Pentecostal Mundial em Jerusalém; - Conferência na Rússia e em vários outros Países do Leste Europeu; - Conferência em vários Estados e Cidades da América do Norte, Canadá e México; - Conferência em vários Países da Europa; - Conferência em todos os Países Sul-Americanos. - Pelos relevantes serviços prestados ao Brasil e ao Exterior, tem recebido várias “Medalhas” e “Títulos”: - Cidadania por Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte – em várias cidades destes Estados brasileiros; - Medalhas especiais, conferidas a homens ilustres tais como; Medalha Anchieta (pela Câmara Municipal de São Paulo), Medalha Pedro Ernesto (pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro) Medalha Tiradentes (pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) e várias outras Medalhas e Condecorações; - Comendador – pela Ordem Internacional de Jornalistas. - Recebeu o título de “Doutor em Divindade”- pelo Bible College, em Baton Rouge, USA.  Instituiu a utilização de Cálice individual, na Santa Ceia. - Instituiu a consagração de Missionárias e Diaconisas e Pastoras nas Assembleias de Deus. - Desenvolve a Obra Missionária em vários Países, inclusive na Rússia, abrangendo outros Países do Leste Europeu. - Através do Conselho Nacional de Pastores do Brasil, tem desenvolvido um trabalho fortíssimo de assessoria às Autoridades Federais, Estaduais e Municipais em todo o Brasil.

 

 

 

VINICIUS BRANDÃO LIMA

 

Vinicius Brandão Lima faleceu com 13 anos, vitima de um acidente de trânsito na Rodovia Washington Luiz, no km 202, em Itirapina. Vinicius era filha do guarda municipal Gesiel e Silmara Brandão Belmonte Lima. Deixou, ainda, uma irmã de nove anos.

 

 

THEREZA DE ARRUDA VENÂNCIO

Nasceu aos 21 dias do mês de março no ano de 1932, na cidade de Bebedouro, interior Paulista. Filha de Anna Lopes de Andrade e Lazaro de Arruda. Ela, os pais e mais oito irmãos moravam na cidade de Bebedouro.

Sr. Lázaro, seu pai trabalhava na cidade e veio a ficar desempregado. Então resolveu mudar-se com a família para a fazenda Santa Alice para trabalhar na lavoura.

Thereza uma das filhas mais novas estava cursando o 39 ano primário e seus pais a deixaram com os Avós na cidade de Bebedouro para terminar os estudos. Após o término do 1Q grau ela voltou a morar com os pais na Fazenda Santa Alice.

Os irmãos mais velhos ajudavam o pai na lavoura enquanto a mãe cuidava dos afazeres da casa. Thereza que sempre foi ativa; sentiu a necessidade de ajudar a família e também foi para a lavoura trabalhar junto com os irmãos mais velhos. Trabalhar na lavoura para Thereza debilitou sua saúde.

Ficou doente, teve reumatismo por conta da friagem que tomava nas madrugadas. Aos 18 anos, no ano de 1950 casou-se com Rubens Venâncio e mudaram para a cidade de São Paulo, no Bairro da Mooca, onde tiveram seis filhos: Ana Maria, José Roberto, Antônio Carlos, Sônia Regina, Rubens Filho e Maria Cristina. Thereza sempre trabalhou para ajudar o marido na criação dos filhos. Como as crianças eram pequenas... Thereza administrava serviços em casa como: (costura, montagem de peças...). À medida que os filhos cresceram teve a oportunidade de trabalhar como diarista na casa de famílias.

 

 

LEO GOMES TROCHMANN

 

Nascido em 18 de Maio de 1926 em Guarapuava, Paraná. Filho primogênito de Sigla Gemes Trochmann e Leodegard Sprenger Trochmann. A família composta de 5 irmãos: Léo, Lia, Lilian, Livonzir e Luiza, mudou-se para Ponta Grossa e em seguida para Itararé —SP.

Apaixonado pela aviação tirou breve de aviador e seguiu para o Rio de Janeiro onde prestou serviço militar na Força Aérea. Terminado serviço militar, seguiu para Piracicaba onde residiu com os tios Francisco Leitão e Alvina Trochmann Leitão por curto período.

Em 1950 veio para Santa Bárbara Doeste em busca de trabalho e iniciou nas Indústrias Romi como desenhista. Casou-se em Maio de 1954 com Maria José uno Trochmann ("dona Site') e teve quatro filhos: Mana Cristina, José Luiz, Carlos Henrique (rito) e Frederico (4).

Com determinação e sacrifício estudou e chegou ao cargo de diretor, tendo participado ativamente nos projetos, implantação e construção da fundição da empresa. Aposentou-se em 1980, porém continuou com sua paixão que era trabalhar na fundição até nas vésperas de sua morte por infarto no dia 26 de Janeiro de 1986.

Amante da música clássica e das grandes bandas americanas ao som das quais dançava apaixonadamente com a "dona " Zéte sempre que podia , transmitiu o gosto pela boa música aos filhos.

Entusiasta do Tênis teve que interromper o hobie quando fraturou o pé num acidente de trabalho. Pessoa de índole e moral inquestionáveis, um ser humano digno e altruísta, foi fundador do Lions Club Santa Bárbara tendo sido seu presidente do mesmo, foi fundador e membro ativo do Grupo de Escoteiros Uirapuru, participou do conselho do Esporte Club Barbarense, foi membro do conselho da Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara doeste, mas sobretudo gostava de ajudar o próximo de maneira anônima e sempre repetia a máxima: "...que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita..."

 

 

EPIFANIO PEREIRA DOS SANTOS

 

Nascido em 08/06/1928 na cidade de São Raimundo Nonato Estado do Piauí. Casado com Elvira Serapião dos Santos em 29/07/1950, tiveram 08 filhos, José Pereira dos Santos (falecido). João Pereira dos Santos (Pastor do Avivamento Bíblico em Taubaté SP, morador em Pindamonhangaba), Luiz Pereira dos Santos (SBO) Josaphat Pereira dos Santos (falecido), Abigail Pereira dos Santos (Araraquara). Ruthe Pereira dos Santos (Piracicaba), Samuel Pereira dos Santos (SBO) e Mirian Pereira dos Santos (Piracicaba).

Veio com a família pra nossa região, mas precisamente, para Americana em 1967, Cristão, membro da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (fundada em 07/09/1946), fundou um trabalho do Avivamento Bíblico na cidade de Americana o qual permanece até aos dias de hoje na rua Sebastião Antas, Vila Jones, quatro anos mais tarde em 1971 começou um trabalho do Avivamento Bíblico em nossa querida Santa Bárbara Doeste, igreja situada na Rua Ipiranga número 71 Jd. Icaraí, que permanece até os dias de hoje e que muito tem colaborado com nossa sociedade, esse ilustríssimo Sr. Epifânio Pereira dos Santos faleceu no dia 17/11/2004, e deixou muitas saudades e a certeza de dever cumprido

 

 

ANTONIO CARLOS DE SOUZA JUNIOR – “JUNINHO SOUZA”

 

Antonio Carlos de Souza Júnior, conhecido como Juninho Souza. Faleceu em decorrência de um procedimento cirúrgico no Hospital Unimed, Juninho Souza era uma pessoa muito bem relacionada na cidade, amigo de todos, sempre disposto a ajudar e sempre com um sorriso no rosto.

 

 Era bacharel em Educação Física e amava o União Barbarense e vibrava com as vitórias do Palmeiras.  Era filho de Rosimeire Perinelli de Souza e Antonio da Loja, vereador falecido no dia 11 de novembro do ano passado. Deixa os irmãos Patricia, Juliana e João Vitor em 20/08/2018.



 

 

ANTONIO BERTO

 

Nasceu em Lins-SP no dia 14 de setembro de 1942. Foi metalúrgico nas Indústrias Romi por 26 anos. Casado com Felisbina Teodoro da Silva Berto, pai de três filhas, foi vereador em Santa Bárbara d'Oeste.

 

Iniciou sua carreira politica em 1972, quando atuou como vereador no legislativo da cidade no governo do ex-prefeito Walter Landucci. Foi eleito prefeito em 1972 - 1976, pelo PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

 

A politica despertou-lhe o interesse do quando um grupo de amigos o alertou para a possibilidade de se candidatar vereador, diante dos trabalhos que já vinha realizando junto à  comunidade.

 

O reconhecimento e o apoio elegeu em seguida vereador em 1972. Participa da paroquia Sto. Antônio no bairro Sta. Rita desde 1980 onde atuou na Pastoral Familiar e Liturgia do casamento.

 

 

 

 

MARINHO ALVES PEREIRA

 

Marinho Alves Pereira reside em Santa Bárbara d’Oeste há 27 anos. Nasceu em Caculé, na Bahia, no dia 26 de Maio de 1930, em uma família humilde e trabalhadora.

Desde sua infância, trabalhou com seu pai na lavoura até seus 22 aos, quando casou-se com Odete dos Santos Pereira e veio para Tupi Paulista - SP, onde residiu por 2 anos.

 À procura de melhores condições de vida, mudou-se para Altônia - Paraná, onde foi pioneiro da agricultura local, além de trabalhar durante anos na construção de uma capela e em seguida na construção da matriz da cidade, Paróquia São Sebastião.

Procurando novamente por melhores condições de vida, tentou a sorte migrando para Marcelândia - Mato Grosso, lá residindo por 7 anos. Sem sucesso, Marinho veio para Santa Bárbara d’Oeste em 1988, onde trabalhou para Sun Elétrica até se aposentar.

Aqui durante anos, foi membro dos Vicentinos, dedicando-se à arrecadação de alimentos para os mais necessitados. Hoje Marinho vive com Odete no bairro Jardim Santa Rita de Cássia, e entrega sua história aos seus 10 filhos, 23 netos e 9 bisnetos.

 

 

ODILA MALAVAZZI SANS

 

Odila Malavazzi Sans, brasileira, nascida na cidade de Amparo - SP, em 06  de  janeiro de 1914. Filha de José Malavazzi e Francisca Garrido Malavazzi. Mãe de três filhas: Marilene Sans, Regina Célia Sans Tunussi e Maria Isabel  Sans Dodson. Deixando 07 netos, 11 bisnetos e 03 tataranetos.

 

Passou a residir em Santa Bárbara d' Oeste após seu casamento com o industrial Eduardo Suzigan Sans tornando-se cidadã barbarense de coração vivendo nesta cidade por mais de 80 anos.

 

Participou ativamente do Rotary Clube de Santa Bárbara d´Oeste como membro e por duas vezes como esposa do  presidente na ocasião em que liderou campanhas em  prol da comunidade e principalmente pela confecção do enxoval de cama e mesa para promover o Hospital Santa Casa desta cidade.

 

Em sua inauguração tinha na Família Rotária sua segunda família, colaborando com a entidade por 50 anos em campanhas beneficentes. Mulher dinâmica e ativa sempre ao lado de seu esposo, familiares e amigos.

 

 

 

GERSON CAICHIOLLO

 

Filho de Raimundo Aparecido Caichiollo e Inês de Oliveira Caichiollo, nasceu em Monte alegre do Sul. Estudou na escola Irene de Assis Saes e seu primeiro emprego foi na Usina Sta Bárbara pela Guarda Mirim. Depois trabalhou na Textil Carvalho e no Despachante Central. Caçula de 4 filhos, Gerson era irmão de João, Ronaldo e Adelcio.  Sempre morou no bairro Santa Rita com seus pais e adorava futebol. Defendeu por muitos anos as cores do time amador 1º de Maio. Faleceu em 26/04/2003.

 

 

 

JOÃO ALVES DE MIRA

 

Nasceu em 23 de março de 1932 na cidade de Torrinha - Estado de S. Paulo. Filhe de caboclos nativos de Torrinha, onde aprendeu a cultura caipira, o catira, tocar viola e cantar com seus tios, e também a arte de trabalhos artesanais em madeira.

 

Nesta cidade, João viveu sua infância até a fase adulta, aos 20 anos casou-se com Romilda formando sua numerosa família, não teve formação em instituição escolar, mas aprendeu com a vida a ler e escrever. Somente aos 60 anos de idade participou do EJA (Educação Jovem e Adultos).

 

Em maio de 1976 mudou-se para Santa Bárbara d'Oeste com sua esposa e seus 13 filhos, sempre carregando consigo o espirito de mudança que trouxe de Torrinha, pois à ele lutou e conseguiu grandes feitos em sua terra natal, sendo um dos fundadores do Hospital Padre Nicanor Mirim, do Asilo da Casa da Criança, Presidente da Cooperativa de Comércio Alimentício e Tesoureiro da Congregação Mariana.

 Já aqui em Santa Bárbara, João continuou lutando por melhorias também no novo bairro onde escolhera para fixar residência, iniciando com a mudança do nome de Califórnia para Jardim Europa, e com muita determinação ele mudou a fama do bairro.

 

Nos anos 80, Jardim Europa, era um bairro novo e sem infraestrutura, com alto índice de violência: (brigas, atentado ao pudor, assassinatos, homicídios). Sendo que, o mesmo ficava muito distante do centro da cidade, tudo ficava muito difícil, mas através de 63 requerimentos protocolados junto à Prefeitura e a Câmara Municipal  conseguiu trazer várias benfeitorias para o bairro como:  Agua, esgoto e asfalto; Iluminação pública, junto a CPFL; Escola Estadual Antônio Matarazzo; Posto policial aos anos 90 com a junção para o 2° Distrito Policial no Jardim Perola; Posto médico, Simão Gandelman; a Creche Municipal cujo nome hoje é EMEI Olimpia Gelli Romi; o campo de futebol, que hoje é denominado Centro Esportivo Municipal Dirceu Dias Carneiro.

 

Transporte público junta as empresas de Transporte coletivo Ava e Viba; com o auxilia do Fundo Social da Prefeitura, conseguiu proporcionar melhor qualidade de vida as famílias da favela, que existia no bairro.

 

Junto com as Prefeituras de Americana e Santa Bárbara buscou recursos para a construção da Avenida da Amizade, sendo hoje uma avenida muito movimentada e de progresso entre as duas cidades.

 

Foi um dos fundadores da Igreja Católica São Sebastião, Ministro da Eucaristia por 16 anos e um dos Fundadores dos Vicentinos. Com a parceria do Prefeito Isaias Hermínio Romano, foi realizado o sonho dos moradores do bairro com a conquista do terreno para a Paróquia Sio Sebastião da Diocese de Piracicaba, onde ele mobilizou equipe e promoveram festas, shows de prêmios e quermesse para efetivar a tão sonhada construção.

 

Foi Presidente da Soaje (Sociedade do Jardim Europa) e através dela conseguiu ajudar muitas famílias, com vários trabalhos de assistência social, dentre eles alimentos e remédios. E atualmente continua sendo requisitado junto às escolas municipais e estaduais para contar sobre todo o desenvolvimento deste tão grandioso bairro; e sua trajetória social e cultural; sobre a dança folclórica do catira, que muitas vezes foi fazer apresentações junto com seus filhos em várias cidades da região na capital paulista, onde ganhou troféus e prêmios.

 

E após alguns anos seus netos o acompanharam na cultura caipira, divulgando a dança do catira. Através de sua profissão de artesão que exerce junto com um de seus filhos (Paulo), continua sendo um grande divulgador, do bairro Jardim Europa e da cidade de Santa Barbara d’Oeste, com sua arte de fazer instrumentos de corda, continua preservando a cultura e tradição caipira sendo reconhecido em todo território Brasileiro.

 

Hoje com seus 84 anos de vida, 64 anos de casado, com sua companheira fiel Romilda. Hoje se formou uma grande família com 14 filhos e filhas, 05 genros e 07 noras, 51 netos e netas, 14 bisnetos e bisnetas. Assim tomou-se esse grande homem respeitado pelos moradores do Jardim Europa e de toda Santa Bárbara d´Oeste



LAUDO PEDRO PASCON

 

Nasceu em 21 de dezembro de 1934. Filho de Luiz Pascon e Josefina Furlan Pascon. Estudou o curso primário até o quarto ano, o primeiro emprego foi em 26/05/1952 na função de fundidor na firma do proprietário Antônio Branco Varela.

Trabalhou na Indústria Jose J. Sans S.A como fundidor até 06 de maio de 1954. Foi proprietário em 1955 do Bar Santa Lúcia até 1957 também foi proprietário do posto de gasolina. Casou em 1959 tendo três filhos, foi proprietário Bar Avenida Monte Castelo até 1993 quando se aposentou.

 

 

NATALE GIACOMINI

 

Natale Giacomini nasceu em Itu, em 16/12/1943, é filho de Artur Giacomini e Marta Augusta Giacomini. Natale chegou a Santa Bárbara d'Oeste no ano 1.968, havia completado 24 anos de idade. formado em Técnica contábil deu inicio ao seu empreendedorismo neste município, comprando a Radio Brasil, que até então pertencia ao Grupo Pedroso Junior.

 

Para aprimorar seu conhecimento, fez curso de jornalismo e radialismo, o que dinamizou ainda mais sua capacidade visionaria, na Empresa Radio Brasil. Destacou se como grande comunicador na radio, onde era chamado pelos ouvintes de "Silvio Santos", do interior devido à empatia que causava com sua habilidade nata, de se comunicar com os ouvintes.

Casou se com Sueli de Oliveira Lucas, desta união nasceram 03 filhos. Natale Haertmann Giacomini, Carolina Haertmann Giacomini e Natalia Haertmann Giacomini. Em 1983 á 1989, foi vereador, além de ter ganhado nesta época Titulo de Cidadão Barbarense, pelos relevantes feitos na cidade e região.

Natale apresentou o programa durante 35 anos, onde desenvolveu um trabalho social e de entretenimento, considerado o programa de maior audiência da região, ganhando assim muitos títulos. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade local e regional.

E continua fazendo historia em sua passagem pelo radio. Também atuou lado a lado firmemente acompanhando o União Agrícola Barbarense em sua trajetória, chamava de "Timão do coração' pelo narrador esportivo Natale Giacomini.

Natale Giacomini, empresário, pai, jornalista, radialista, narrador esportivo, um ser humano sempre voltado para o próximo sua experiência de viver a vida com amor no peito e dignidade.

 

 

MILDRED DA GRAÇA MARTINS PREZOTTO 

 

Mildred, 80 anos, pertencente à quinta geração de dona Margarida da Graça Martins, a fundadora da cidade, A família fez diversas doações de terras, a família ficou com algumas foi doada como o terreno do Largo São Francisco, onde está a Universidade de USP.

Também aqui em Santa Bárbara, onde era a biblioteca antiga começou a capelinha, depois ela doou uma área onde é a Matriz de Santa Bárbara. Na região central de Santa Bárbara uma área grande foi doada por Dona Margarida. "Tinha também terras perto da rodovia que ia até Americana. Mas não sabemos com quem ficou", disse Mildred. Ela disse ter muito orgulho de morar até hoje, na Rua Floriano Peixoto, área central da cidade, onde Dona Margarida teve uma casa. 

 

 

LINEU JOSÉ GOMES TROCHMANN

Lineu José Gomes Trochmann nasceu em Ponta Grossa no Paraná em 25 de dezembro de 1941. Era o quinto filho do casal Leodgard e Júlia Trochmann.  Ainda pequena o família mudou-se paro Itararé, São Paulo, onde iniciou seus primeiros estudos. 

 

Com 15 anos veio para Santa Bárbara d'Oeste terminar o ensino médio no Colégio Emilio Romi. Ingressou na Faculdade de Administração de Empresas, em Piracicaba, concluindo o curso de administrador.

 

Casou-se com a professora Rose May Dodson e o casal teve duas filhas, Erika May e Ellen Lys e quatro netos e um neto. (In memorian) Trabalhou muitos anos nas Indústrias Romi galgando vários cargos aposentou e mudou-se, para o Mato Grasso do Sul, onde criava gado Nelore em suas fazendas.

 

 Era membro da Fraternidade Descendência Americana e da loja Maçônica Campos Salles II onde frequentou por algum tempo. Em 1968 tornou-se sócio do Lions Clube Centro tendo sido eleito presidente anos depois (1980). Teve como destaque nessa gestão a fundação do Lions Clube Pérola. Foi personalidade marcante, era alegre e simples, tenda um grande circulo de amigos.

 

No lar era um excelente esposo, pai e genro, onde desfrutava do amor, admiração e carinho dos familiares. Faleceu em 10 de maio de 2009. Com 66 anos, tendo sido sepultado no Cemitério dos Americanos em Santo Bárbara d`Oeste.

 

 

 

ANTÔNIO LUIS BETTINI

 

Antonio Luis Bettini, mais conhecido como Bettini, nasceu em 25 de Junho de 1957 na cidade de Santa Barbara d’Oeste - SP. É filho de Delcio Bettini e Rosa Fatoretto Bettini, comerciantes, e junto com a família fundou a Padaria Alvorada em 1964.

 

Casado com Lasara Betlini ,teve três filhos: Luis Gustavo, Vanessa e Camila. Foi voluntariado da APAE de Santa Bárbara d'Oeste desde 1982, desempenhando as funções de presidente, de 1999 a 2002 e de 2014 a Julho de 2017, vice-presidente e tesoureiro.

 

Tendo um filho com necessidades especiais, sempre esteve envolvida de alguma forma a causa APAEANA, a qual seu pai Sr. Delcio Bettini foi um dos fundadores da entidade.

 

Sua atuação não se limitou somente as atividades de gestão, mas também atuou junto aos alunos, acompanhando as atividades, os eventos e no transporte. Um gestor sempre presente na APAE cuidava de tudo ali como se fosse sua casa, funcionários e alunos, sua família.

Conhecedor da causa atuava com transparência, competência, eficiência e compromisso. Com sua experiência, atuou junto a FEAPAES (Federação das Apaes do Estado de São Paulo), para ajudar na resolução de problemas e dificuldades do movimento.

 

Como um defensor do trabalho voluntário, não se limitou a entidade da APAE e atuou em outras entidades assistenciais do município. Antonio Luis Bettini, um cidadão barbarense que lutou pela garantia e defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, com alegria, serenidade e muito amor.

 

Admirado não somente pelo seu trabalho voluntário, mas principalmente pela sua preocupação com aqueles que mais precisavam. Bettini faleceu no dia 07 de Julho de 2017, mas deixou ensinamentos valiosos, um exemplo de homem e pessoa a ser seguida.