LEI MUNICIPAL Nº 4.108 DE 12 DE SETEMBRO DE 2019
Autoria: Poder Executivo
Denomina o Herbário Municipal do Bairro Caiubi, conforme especifica.
DENIS EDUARDO ANDIA, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:
Art. 1º O Herbário Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, localizado na Alameda Célio Angolini, 130, Bairro Caiubi, criado pelo Decreto Municipal nº 6.944/2019 passa a denominar-se “Herbário Municipal Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr.”.
Art. 2º A biografia do homenageado é parte integrante da presente lei.
Art. 3º A Prefeitura Municipal, no momento oportuno, afixará placa denominativa para perfeita identificação do local.
Art. 4º As despesas oriundas da execução desta lei correrão por conta de verba própria do orçamento vigente, suplementada se necessário.
Art. 5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.
Este texto não substitui a publicação oficial
BIOGRAFIA
Prof. Dr. LINDOLPHO CAPELLARI JR.
O homenageado nasceu em 04 de outubro de 1959, na cidade de Piracicaba, filho de Lindolpho Capellari e Djanira Mercedes Mülleré, possuindo cinco irmãos.
Neste Município de Santa Bárbara d’Oeste, há tempos, presta relevantes serviços na área da saúde, mais especialmente vinculados a projetos implementados referentes ao uso das plantas medicinais e aromáticas.
Dr. Lindolpho é graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1984), mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Possui vasta formação complementar, atuação profissional e inúmeras contribuições publicadas em livros, resumos publicados em anais de congressos, artigos, textos em jornais e revistas, sendo que seu curriculum completo pode ser visualizado na Plataforma Lattes no endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br/3560996171364356.
Atualmente, atua como Professor Doutor da Universidade de São Paulo, na área de Botânica, com ênfase em Morfologia e Sistemática Vegetal, atuando, principalmente nos seguintes temas: iridaceae, aristolochiaceae, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, tóxicas e demais utilitáreas.
No período de 2010 a 2018 foi ministrante, coordenador botânico e técnico do Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas do curso de botânica de plantas medicinais realizado no Bairro Cruzeiro do Sul, nesta cidade.
No período de 2013 a 2016, foi coordenador botânico do Projeto do Horto Medicinal da EMEFEI Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia, além de ser ministrante do curso de botânica aos funcionários da mencionada escola.
Em 2018, ministrou palestra sobre botânica de plantas medicinais aos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e a membros da comunidade barbarense.
O homenageado realiza identificação de plantas medicinais do Viveiro Municipal, sendo responsável por pesquisas de plantas medicinais no remanescente da Mata Atlântica existente no Município de Santa Bárbara d’Oeste.
E, ainda, o homenageado tem atuado na orientação do projeto de criação do Herbário Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, localizado no Bairro Caiubi, ora denominado, em justa homenagem pela dedicação a esta municipalidade.