LEI MUNICIPAL Nº 4073 DE 25 DE JANEIRO DE 2019

 

 

Autoria: Poder Legislativo (Edilidade).

 

Denomina as ruas do loteamento denominado Aranha de Oliveira, conforme especifica”.

 

 

FELIPE SANCHES SILVA, Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, nos termos do Art. 49, “a”, da Lei Orgânica do Município, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele promulga a seguinte Lei:

 

Art. 1º As ruas do loteamento denominado “Aranha Oliveira” passam a denominar-se:

 

I - Rua 1 – Coronel Walter Milton de Aranha Oliveira;

 

II - Rua 2 – Frederico Aranha Oliveira;

 

III - Rua 3 – Capitão Joaquim Veríssimo Oliveira;

 

IV - Rua 4 – Ondina Aranha Oliveira;

 

V - Rua 5 – Benedito Samuel Barbosa;

 

VI – Rua 6 – Zulmira Falcão Aranha Oliveira;

 

VII – Rua 7 – Arthur Aranha Oliveira;

 

VIII – Rua 8 – Emilia Barroso Fornasari;

 

IX – Rua 9 – Francisco Gastão Finamore;

 

X – Rua 10 – Paulo Piratininga Aranha Oliveira;

 

XI – Rua 11 – Elisabeth Ellis de Oliveira Pyles – “Béssie”;

 

XII – Avenida Marginal – Roberto Pyles.

 

Art. 2º A biografia dos homenageados faz parte integrante desta lei.

 

Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, em 25 de janeiro de 2019.   

 

 

FELIPE SANCHES

-Presidente-

 

Registrada na Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, na data acima.

 

 

BRUNO RODRIGUES ARGENTE

- Diretor -

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Lei nº 98/2018

Autógrafo nº 89/2018

Este texto não substitui a publicação oficial

BIOGRAFIAS

 

 

CORONEL WALTER MILTON DE ARANHA OLIVEIRA

 

Filho de Walter Aranha Oliveira e Zulmira Falcão de Aranha Oliveira, neto do Capitão Joaquim Veríssimo de Oliveira e Alice Aranha oliveira, sobrinho neto do Coronel José Gabriel de Oliveira e Souza.

Casou-se em 1ª núpcias com Mara Pereira Nunes de Aranha Oliveira e teve a filha Liliane Lúcia Nunes de Aranha Oliveira (eleita Rainha da Criança na comemoração do Cinquentenário do Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira, tendo sido coroada por seu pai naquela festividade)

Em 2ª núpcias com Mary Oneide Nunes Iório de Aranha Oliveira e teve dois filhos. Flávio Nunes Iório Aranha Oliveira e Márcio Nunes lório Aranha Oliveira.

Como barbarense nascido no Sitio Santa Alice em 05/07/1932 realizou seu curso primário no Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira, no período de 1940 a 1943.

O seu curso ginasial foi realizado no Colégio Cesário Motta (Campinas/SP), concluiu em 1948, com medalhas de Honra ao Mérito (1º lugar) nos anos que frequentou a instituição de ensino. Em 1949 ingressou por concurso público nacional na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (São Paulo/SP), concluído em 1951.

 Em seguida ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Rezende/RJ), no Arma de Artilharia, concluindo sua formação como Oficial do Exército em 1954.

 No esporte, a sua paixão pelo basquete teve inicio em Santa Bárbara d’Oeste, por volta dos seus 16 anos (1948), quando fazia dupla com Nego Rangel, seu grande amigo e parceiro de quadra.

Integrou a Seleção Barbarense de Basquete, participando dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo em 195. Já na sua carreira militar, integrou as Seleções de Basquete da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (1949 o 1951), da Academia Militar das Agulhas Negras (1952 a 1954), da Artilharia de Costa da 1ª região Militar (1960), do Exército Brasileiro (1963) e do Comando Militar do Planalto e 11ª Região Militar (1974).

Sua carreira militar foi pautada por inúmeras referências elogiosas. Em 29 de Janeiro de 1980 recebeu a "Medalha Militar com passador de Ouro", concedida pela Portaria nº 176, do Ministro de Estado do Exército, como reconhecimento pelos serviços prestados durante mais de vinte e cinco anos de serviço militar.

Entrou para a Reserva Militar em 25 de agosto de 1980 como Coronel da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro. Como Oficial do Exército, no período de 1954 o 1969, serviu em quartéis e órgãos militares localizados no Comando Militar do Leste (Estado do Rio de Janeiro) e Comando Militar do Sudeste (Estado de São Paulo), destacando-se: Forte Copacabana (Rio de Janeiro/RJ, Forte Barão do Rio Branco (Niterói/RJ), Fortaleza de Itaipú (Santos/SP), e 5ºGCan 90 Aaé (Campinas/SP).

Em 1969 foi transferido para o Comando Militar do Planalto (Brasília/DF), atuando na Inspetoria-Geral das Policias Militares (IGMP/Mex), Academia Nacional de Policia (ANP/DPF/MJ), Estado Maior das Forças Armadas (EMFA/MEx, Escola Nacional de Informações (ESNI/SNI/PR), 32º GAC (MEx). 3º Bda. Inf. Mtz., Serviço Nocional de Informações (SNI/PR).

Em 2007 escreveu o livro "Memórias de uma vida como parte da História", com o objetivo de delinear o percurso da sua vida pessoal e profissional, repleto de trabalho honrado e profícuo, onde reservou um dos capítulos para enaltecer com orgulho a sua 'Terra Natal — Santa Bárbara d'Oeste", destacando-se na participação histórica de Santa Bárbara d'Oeste no progresso paulista e brasileiro e, ainda, apresentar uma síntese das biografias de barbarenses ilustres, membros de sua família.

 

FREDERICO ARANHA OLIVEIRA

 

Segundo filho do casal Walter e Zulmira Aranha Oliveira, proprietários da área onde hoje está instalado o Loteamento Jardim Aranha Oliveira, Frederico nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, no dia 07 de março de 1934. Esteve ao lado do pai até 1964, auxiliando nas atividades da produção agrícola, criação de gado, entre outras, desenvolvidas na propriedade da família.

Frederico já estava mocinho e já tinha tirado a carteira de “chauffeur”. Então ele levantava bem cedo, guiava o caminhão o dia todo, carregado de cana, juntamente com um ajudante para descarregar a cana quando chegava na Usina.

Frederico guiava o trator para replantar todos os anos, novamente mudas novas de cana, também, arar as terras para cultivar outras plantações como feijão, algodão, etc.

 

 

 

CAPITÃO JOAQUIM VERÍSSIMO DE OLIVEIRA

 

Irmão do Coronel José Gabriel de Oliveira e Souza, casou-se em 3ª núpcias com Alice Aranha Oliveira, com quem teve os filhos: Ondina Aranha Oliveira e Walter Aranha Oliveira (este casou-se com Zulmira Falcão Aranha Oliveira).

 

Em 13 de agosto de 1913 foi-lhe concedido a primeira linha telefônica regular, por Decreto assinado pelo Presidente Francisco Paulo Rodrigues Alves.

 Essa linha ligava Santa Bárbara a Campinas e Piracicaba. Dessa forma, passou a funcionar em Santa Bárbara d´Oeste o primeiro Centro Telefônico para ligações interurbanas.

 

Foi proprietário do Sitio Santa Alice, às margens do Ribeirão dos Toledos, no caminho que vai dar no Cemitério dos Americanos (Estrada do Barreirinho) onde hoje localizam-se o Jardim Santa Alice e o Jardim Aranha Oliveira.

 

 

ONDINA ARANHA OLIVEIRA

 

Ondina Aranha Oliveira, filha de Alice Aranha Oliveira, com o sobrinho recém-nascido, Frederico Aranha Oliveira.

Sua cunhada, Zulmira Falcão Aranha Oliveira esposa de Walter Aranha Oliveira (1910-1980), com seu primogênito no colo Walter Milton de Aranha Oliveira Abril/1934).

 

Irmã de Walter Aranha Oliveira participou com sua mãe, Alice Aranha Oliveira, das atividades de filantropia em Santa Bárbara d'Oeste e em São Paulo, junto a sua tia Béssie Ellis Oliveira Pyles, das atividades da Cruzada Pró-Infância.

 

 

BENEDITO SAMUEL BARBOSA - DITO PRETO

                                Residente no município de Santa Bárbara d'Oeste, Benedito Samuel Barbosa, conhecido como ‘Dito Preto’, dedicou seus quase 60 anos a movimentos sociais visando a igualdade de direitos dos negros no Brasil.

 Natural de Piracicaba, fundou em 1989 a Associação Cultural Beneficente Quilombo da Paz, da qual foi presidente por 10 anos, e que busca o resgate histórico, a dignidade e a identidade da população negra diante da experiência de Zumbi dos Palmares, a quem trate como "mestre''.

Benedito Samuel Barbosa é fundador de três importantes projetos. O "Batakoto", criado em 1995, com o lema "Zumbi Vive'', o "Nadu' (Núcleo de Afro Descendentes da Universidade Metodista de Piracicaba). o "Agbara". Que instituiu um grupo de estudos bíblicos sobre afro americanos e caribenhos.

Além desses projetos, Barbosa é presidente e fundador das escolas de samba Mocidade Independente e sua associação cultural, e escola de samba Leões do União. Também é presidente da Associação dos Moradores do Jardim Vista Alegre, um dos mais carentes de Santa Bárbara d'Oeste.

Devido a sua trajetória e atuação, em 1998 Dito Preto foi o representante do país no 1° Encontro Continental da América, no Equador. Em 2001, participou do 2° Encontro na República Dominicana em Santo Domingo, no Caribe. De 1998 a 2000 foi representante estadual da APNS (Agentes de Pastoral de Negros), movimento nacional de quilombos de 17 estados brasileiros.

Em 2002, Barbosa foi homenageado pela Universidade Federal de São Carlos durante o II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, recebendo o Certificado Tesouro Vivo Afro Brasileiro.

Em 2003, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste conferiu-lhe a Medalha Zumbi dos Palmares pelos trabalhos em prol da população negra. Durante a gestão do prefeito Adilson Basso, Barbosa recebeu uma certificado da secretaria de cultura municipal "como parte da história e da cultura da cidade de Santa Bárbara d'Oeste"

Filho de dona Lázara de Campos Barbosa, hoje com 104 anos, e do falecido Francisco Barbosa, Benedito Samuel Barbosa é casado com Maria Célia Barbosa, é pai de quatro filhos e avô de quatro netas.

Segundo ele próprio, é ''o admirador número um de Deus, católico, e apaixonado pelo culto africano: o candomblé Como bom filho de OGUM com Iemanjá, a mãe de todos os seres humanos da terra, e regente do mundo com Olodumaré, deus da nação Orubá, levou sua vida inteira trabalhando e desejando um mundo igual para todos.

 

 

ZULMIRA FALCÃO ARANHA OLIVEIRA

 

Dona Zulmira, como todos a conheciam, nasceu em Campinas/SP. Chegou em Santa Bárbara d'Oeste em 1931, quando se casou com o Senhor Walter Aranha Oliveira, assumindo Junto com sua sogra. Senhora Alice Aranha Oliveira, entre outras atividades filantrópicas como membro do Grupo de Damas de Caridade de Santa Bárbara d'Oeste, a Organização e manutenção do Asilo São Vicente de Paula.

 

 

 

 

ARTHUR ARANHA OLIVEIRA

 

Artur foi o primeiro bisneto de Walter Aranha Oliveira Falcão e Zulmira Falcão de Aranha Oliveira, proprietários da área onde hoje encontra-se o Loteamento Jardim Aranha Oliveira que faleceu aos 20 anos de idade. Estava cursando a faculdade de Educação Física. Foi atleta de alto rendimento na modalidade Natação, se especializando em travessias em águas abertas, e praticante da luta marcial tailandesa Muay thai. Em 2011 ingressou no NPOR do Exército Brasileiro onde serviu no 2º Batalhão de Infantaria Leve, em São Vicente /SP, concluindo o aspirante no dia 11/12/2011.

 

 

EMILIA BARROSO FORNASARI

 

Sra. Emilia Barroso Fornasari, nascida no dia 28 de março de 1932, no Quebra-Dente, subdistrito do Tupi, filha de Antônio Gonçalves Barroso e Marcelina Elisa Nalin Barroso, a mais velha das filhas de 9 filhos.

Começou a trabalhar muito cedo, desde os 9 anos de idade, ajudando sua mãe a cozinhar em uma pensão da família localizada no Bar do Barroso situado na Avenida Cillos, esquina com Rua Riachuelo.

Casou-se com Rubens Fornasari no dia 25 de Setembro de 1949 e dessa união nasceram 8 filhos: Conceição, Isabel, lolanda. Francisco, Elisa, Rubinho, Elisabete e José Luís, além de 18 netos e 13 bisnetos.

Apaixonada pela natureza, pelos animais e pelas plantas, especialmente as orquídeas, paixão essa que conseguiu transmitir para todos os filhos.

Tinha o dom de receber a todos com muito carinho, ninguém saia de sua casa sem tomar ao menos um cafezinho um suco ou até mesmo almoço ou jantar.

Muito religiosa pertencia a Irmandade do santíssimo na Igreja Matriz de Santa Bárbara.Um exemplo de mulher, esposa, mãe, avô e bisavó, transmitindo sempre muita paz e otimismo a todos.

 

 

 

 

FRANCISCO GASTÃO FINAMORE

 

Francisco Gastão Finamore, advogado e ex-diretor da Usina Galvão e proprietário da Fazenda Galvão. Ele era casado com Nelly de Oliveira Finamore e teve dois filhos Domingos e Renata.

De tradicional família barbarense, o advogado era filho do médico Domingos Finamore, um dos primeiros médicos de Santa Bárbara d’ Oeste, que tem seu nome perpetuado no Centro Médico e de Especialidades do município.

Seu avô foi prefeito de Santa Bárbara d´Oeste Foi também presidente do Lions Club de Santa Bárbara d' Oeste no biênio 1962/1963. Faleceu em 28/04/2015.

 

PAULO PIRATININGA ARANHA OLIVEIRA

 

Filho caçula dos proprietários da área do Loteamento Jardim Aranha Oliveira, faleceu ainda criança. Seu nome é uma homenagem ao aniversário de São Paulo, já que nasceu um dia após a essa data.

 

 

 

 

 

ELISABETH ELLIS DE OLIVEIRA PYLES

 

Filha única de Antônio Theodoro de Souza  e Dona Sara Rebeca Ellis de Oliveira (irmã de Mary Elisabeth Ellis McIntyre - mãe de Pearl Ellis McIntyre - Pérola EIIis Byington após seu casamento com Alberto (Jackson Byington).

Dona Bessie, que se casou com Ernesto Sidney Pyles, era prima por parte de mãe de Dona Perola Byington e irmã por parte de pai de Joaquim Verissimo de Oliveira (marido de Dona Alice Aranha Oliveira) e Jose Gabriel de Oliveira.

Formou-se em Educação Sanitária, pelo instituto Higiene da cidade de São Paulo e participou da fundação da Cruzada Pró-infância, que tinha como foco o combate da mortalidade infantil, em 12 de agosto de 1930, na cidade de São Paulo junto com sua prima Perola Byington.

Participou como voluntária das atividades e da Diretoria da Cruzada Pró- Infância, estendido suas ações até Santa Barbara d'Oeste, sua cidade natal. Participou da criação do Hospital da Cruzada Pró-infanda, inaugurado em 1959, que em 1963 recebeu o nome de Hospital Pérola Byington, que se mantém até os tempos atuais, como referência no atendimento materno-infantil.

 

 

ROBERTO PYLES

 

Nascido em Santa Brbara d'Oeste no dia 18 de setembro Descendente de norte-americanos que imigraram para esta vila (filho de Ezequiel Belton Pyles (Presidente da Câmara Municipal Bárbara d´Oeste no período de 1911-1915), e Fleming Belton Pyles).

Casou-se com Florence Bookwalter e tiveram 2 filhos Ross Emory Pyles e Margaret Wagner Pyles, cinco netos: Marina e Renato Wagner, Roberto, Helena e Ernesto Pyles.

Em 1944 foi uma das fundadoras da Associação de Fornecedores de Cana de Açúcar, de Santa Barbara d’Oeste, sendo membro da diretoria por varias gestões.

Presidiu a Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara no período de 1950-1951.Em 1974 foi um dos fundadores da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Açúcar de Santa Barbara d'Oeste.Com a agricultor residiu e trabalhou na Fazenda Rochele nesta cidade toda a vida, onde veio a falecer aos 92 anos em 5 de fevereiro de 1982.